(H)OUVE AÍ - FORTALEZA, A ORIGEM

EPISÓDIOS

Nathaniel Maia

9/27/20257 min read

Entediado depois de passar horas rolando feed do Instagram?

Sente que já viu todas as trends do TikTok?

Já mandou todas as indiretas que tinha em mente no Twitter?

Sem nenhum vídeo que você queira assistir no YouTube?

Não aguenta mais ouvir o Chat GPT bancando seu psicólogo?

E seu crush até agora não respondeu aquele seu bom dia no WhatsApp? Ok… tenha eu tenha me identificado com esse, mas já pensou em desligar um pouco da tela, respirar, fechar os olhos por uns minutos, mas ainda assim se divertir, rir e se surpreender?

Sentir um pouco daquela adrenalina de tomar uma decisão importante ouvindo umas histórias malucas que parecem uma fofoca daquelas super saborosas? Se você respondeu “sim” a pelo menos uma dessas perguntas, Pois seus problemas acabaram. Eu tenho a solução para o seu problema! Sejam mais do que bem-vindos, ao (H)Ouve Aí- Fortaleza e Olá, meus amores, meus corações, meus ouvintes que já são praticamente família! eu sou o Nathaniel Maia — seu host, seu amigo, seu crush,— e pelas próximas semanas vou estar aqui com vocês com a minha voz aveludada no seu ouvido para contar histórias.

Não é qualquer historinha, não viu, são aquelas histórias do tipo “eita, isso podia ter acontecido comigo ali na esquina!” até “MEU DEUS, isso COM CERTEZA aconteceu com meu primo do primo”. Tem muito mistério, drama, romance, risadas, arrepios e aquele plot twist que vai fazer você pausar e dizer: “pera… o quê?!”. Talvez é capaz até de me xingar um pouco, mas tudo bem, tudo que é bom tem hater então… o mais importante é que vamos dar o nosso melhor para que todas as histórias te prendam do começo ao fim.

E pra começar, nesse primeiro episódio, eu quero te contar uma história muito especial. A história de origem desse querido podcast que você está escutando agora. Era uma bela tarde de agosto, daquelas que o calor de Fortaleza faz você questionar se não mora numa air fryer, Sim, Fortaleza sendo Fortaleza né. E tinha um jovem, esse belo jovem, que é inteligente, criativo, solteiro, sonhador, carismático, alto, Ok… de estatura mediana, solteiro, forte, tá… timidamente musculoso, seria mais se tivesse ido pra academia tanto quanto deveria, mas a vida contribuiu tanto esse, enfim… esse jovem divertido, confiável e eu num sei se eu já falei isso, mas que por algum motivo que eu num consigo imaginar o porque, estava solteiro, mas também esse pobre garoto estava entediado, com um dia tão tedioso e sem graça quanto meme de subcelebridade. Sabe aquele momento que você chega ao extremo e já começa até a considerar a fazer as suas obrigações que você está a semanas ignorando só pra ter alguma coisa pra passar o tempo? Pois é. É aí, nesse momento que ele tem uma grande epifania, o estalo vem, e se eu criasse um podcast… mas diferente, original, experimental, único? Então ele pegou três ingredientes, diferentes histórias 100% originais, bairros de Fortaleza como cenário e todos formatos sonoros e os gêneros que há de bom, indo do drama à comédia, do suspense ao entrevista… mexeu tudo num caldeirão. Porém, tão jeitoso e cuidadoso, quanto só esse jovem era, ele esbarrou no ingrediente X: você. O público. A galera. A tropa. Os querides ouvintes, pois todos os episódios são interativos e você vota para decidir os rumos daquela história e qual será o final do episódio.

E assim nasceu o (H)Ouve Aí- Fortaleza, Uma antologia de audiodrama, com histórias que exploram a cada episódio uma nova história ambientada num bairro diferente de Fortaleza, do Bom Jardim a Messejana, do Pirambu à Sabiaguaba, da Granja Portugal ao Aeroporto, transformando a cidade inteira em um personagem. Isso misturada a criatividade de roteiristas com prazos estourados, uma equipe com sérios problemas psicológicos que eu amo muito e sou eternamente grato por acreditarem nos meus delírios, um empurrãozinho do Edital das Artes da Secultfor, que a gente não cansa de agradecer, Sem esse apoio, a gente estaria contando histórias no grupo da família, e talvez nem isso, por fim, a interatividade do público que decide o que acontece, como se fossem uma autora de uma novela da Globo com crise de criatividade em dúvida se coloca um labubu ou um morango do amor na trama. Tudo isso como se fosse uma espécie de Você Decide, ou Black Mirror interativo, se você nasceu nesse milênio, só que com um pouco mais de tapioca e caipirinha e um pouco menos distopia.

Tá, agora você deve tá se perguntando, Ok, Nataniel, mas como é que isso vai funcionar? Calma aí, que eu vou explicar tudo direitinho pra vocês num ficar nenhuma dúvida. Toda segunda-feira, de manhã cedinho, vai estrear um episódio inédito, fresquinho, quentinho como carioquinha saindo do forno. No final de cada episódio, a gente solta uma enquete com opções do que vocês acreditam que o protagonista deve fazer ou acontecer com ele e vocês podem votar de acordo com o que o esse coraçãozinho ou essa mente aí mandar, mas votem com sabedoria, porque isso não é eleição de representante de turma, isso muda a histórias! As enquetes ficaram disponíveis no nosso site e nas nossas redes sociais, Instagram, TikTok, X, Facebook – a gente tá em todo lugar, menos na sua lista de contatos, por enquanto, então é bom vocês já irem seguindo a gente, vocês terão de segunda até quinta à noite para votar. Na sexta-feira, a gente lança o desfecho escolhido por vocês, com base no resultado da votação. Mais democracia sonora! menos fake news! E pra não deixar vocês com saudade da minha bela voz toda quarta-feira tem o quadro (H)Ouve Aí – Mimos, onde a gente traz curiosidades e histórias sobre o bairro da semana. É o episódio que vai te deixar com vontade de dizer “COMO ASSIM EU NUM SABIA DISSO?” e compartilhar no grupo da família.

E, claro, tudo isso de maneira acessível. Pra quem não pode, ou simplesmente prefere não ouvir a minha voz sedutora, no nosso site você pode encontrar a transcrição completa dos episódios à medida com que eles forem sendo lançados, com a identificação de falas e efeitos sonoros. Também temos vídeos com tradução em Libras e versões legendadas, pra quem quiser ou precisar assistir em vez de só ouvir. E não para por aí: ainda contamos com descrição detalhada das capas e dos elementos visuais. Porque a gente realmente acredita que todo mundo merece curtir essas histórias.

Pra começar logo com o pé direito e vocês irem pegando o jeito da coisa, a gente quer que VOCÊS decidam qual história vai abrir o (H)Ouve Aí. Então, bora fazer a nossa primeira escolha, vocês preferem terror infantil no Bom Jardim que consegue ser fofo e assustador ao mesmo tempo ou Um romance caótico e intenso, cheio de traição, reviravoltas e aquela energia de novela mexicana saindo da Messejana rumo ao Papicu?

A enquete já tá no ar no nosso site e redes sociais. Vocês têm até quinta-feira à meia-noite pra votar, e na sexta a gente volta com o resultado e uma pequena sinopse do episódio escolhido. Mas, ó, votem com sabedoria e escolham com carinho. Eu até tenho o meu favorito, mas eu não sou nenhuma ex-presidente pra tentar influenciar eleição e muito menos quero problema com Xandão, mas sei que vocês vão arrasar na escolha.

Sabe, gente, o (H)Ouve Aí não é só um podcast. É um projeto que nasceu de um delírio coletivo, de uma galera que acredita no poder da arte, da cultura e da criatividade de Fortaleza. Este projeto lindo é realizado com apoio do Edital das Artes da Prefeitura de Fortaleza. Isso significa que tem política pública chegando no seu ouvido em forma de arte. É sobre acesso, oportunidade e uma rede de gente talentosa criando junto. Se você tá participando — ouvindo, votando, opinando — você é parte disso. Obrigado por acreditar no nosso potencial, somos infinitamente gratos e vamos fazer tudo o possível pra tá a altura da confiança de vocês.

Agora vamos responder umas dúvidas que vocês ainda possam ter, “Perdi a votação. E agora?” É uma pena, mas no episódio dessa semana você não pode influenciar, mas calma, toda semana tem episódio novo e você tem uma nova chance de mudar na história. “Preciso criar conta pra votar?” Não, a gente também odeia burocracia, então basta preencher o básico que é pedido lá, escolher a opção que mais te agrada e enviar seu voto, prontinho. Rápido, simples e fácil, vote quantas vezes quiser. “Posso maratonar os episódios?” Por favor! a gente vai tá batendo ponto aqui toda segunda, quarta e sexta. Taca stream, reproduza, reouça, indique, Compartilhe o (H)Ouve Aí com todo mundo, com os amigos, com o crush, com a vizinha fofoqueira, com tia do grupo de oração, pode compartilhar com todo mundo mesmo, porque quanto mais gente ouvindo e votando melhor e mais louca e divertida essa aventura vai ser. “Vai ter spoiler?” A gente evita. Mas, sinceramente, Fortaleza é pequena… então melhor ouvir logo assim que sair.

Então, é isso, galera! respira fundo, ajeita esse fone, aumenta o volume, vem comigo e Votem na história do episódio 1, sigam a gente em todas as redes sociais, lá vai ter muito conteúdo extra e se preparem pra rir, chorar, gritar e, quem sabe, até mandar um áudio no WhatsApp dizendo “Nathan, como assim?!”. Você me ouve na sexta com o resultado da votação e pra soltar uma sinopse que vai te deixar contando os minutos pra ouvir o episódio escolhido na segunda. Um cheiro, fiquem bem, se hidratem, passem protetor solar e, por favor, não esqueçam de divulgar e votar. Porque, como diria um certo filósofo contemporâneo e presidente, agora é que vai entrar o grosso. Cuida. Tchau.